Waiblingen, 25/05/2023 | Comunicado de imprensa da empresa

STIHL reduz emissões de CO2 e publica Relatório de Sustentabilidade 2022

No ano passado, a STIHL reduziu significativamente suas emissões diretas de CO2 (Escopos 1 e 2) em relação ao ano anterior. A redução de 43% resulta principalmente da mudança das unidades de produção da STIHL em todo o mundo para energia verde. É isso o que mostra o Relatório de Sustentabilidade 2022, que a empresa familiar publicou no dia 25 de maio.

Para cumprir sua responsabilidade em termos de sustentabilidade, a STIHL iniciou várias iniciativas. A mudança para a energia verde é um primeiro passo. Até 2030, a STIHL pretende, entre outras coisas, reduzir o consumo de gás natural e petróleo em 40% em toda a empresa, em comparação com 2019. Para isso, foram identificadas em todo o mundo mais de 100 medidas individuais que incluem especialmente inovações tecnológicas. Para também reduzir as emissões das cadeias de criação de valor a montante e a jusante (Escopo 3), foram determinadas Pegadas Ambientais dos Produtos para os primeiros grupos de produtos. Elas determinam a pegada ecológica em cada fase do ciclo de vida em equivalentes de CO2. As pegadas de toda a gama de produtos devem ser analisadas o mais rapidamente possível e os resultados incorporados ao processo de criação do produto.

Produtos circulares e menos plásticos

No sentido da economia circular, a empresa se esforça para desenvolver ainda mais seus produtos, para que sejam tão circulares quanto possível. Um projeto piloto foi iniciado no final de 2022 para analisar os potenciais de um produto totalmente compatível com a economia circular, usando uma roçadeira como exemplo. Também foram iniciados projetos para reduzir as embalagens de plástico e as emissões de CO2, por exemplo, mudando as embalagens das cabeças de corte de plástico para papelão e cartão ondulado, o que evitará o uso de mais de 100 toneladas de plástico até ao final de 2023.

Relatório de Sustentabilidade STIHL 2022

O Relatório de Sustentabilidade STIHL 2022 foi elaborado em conformidade com os padrões de relatório de sustentabilidade da Global Reporting Initiative (GRI) e está disponível online.

Cadeias de fornecimento sustentáveis

A sustentabilidade também deve ser estabelecida como parte integrante da gestão de fornecedores. Para isso, a STIHL acrescentou aspectos orientados para a sustentabilidade aos critérios centrais de compra: preço, qualidade e logística. Outras medidas incluem também uma análise da exposição ao risco de todos os fornecedores. Ela classifica os fornecedores em diferentes categorias de risco e fornece a base para as medidas preventivas necessárias. Além disso, a STIHL introduziu uma plataforma de autoavaliação, que permite aos fornecedores verificar a conformidade com os padrões relevantes de sustentabilidade e conformidade. Para maior transparência e sustentabilidade, a STIHL também começou a analisar cadeias de fornecimento potencialmente críticas em sua totalidade – atualmente para magnésio, cobalto e têxteis.

"Com nossas atividades de sustentabilidade, queremos contribuir positivamente para a proteção do clima, trabalhar de forma mais econômica em termos de material e continuar a criar condições de trabalho justas para também facilitar o trabalho das pessoas na natureza no futuro", afirma o Dr. Michael Prochaska, Diretor Executivo do Departamento de Recursos Humanos e Jurídico na STIHL e responsável pelo tema da sustentabilidade.

Todas as atividades, bem como a estratégia de sustentabilidade e suas metas, estão descritas no Relatório de Sustentabilidade STIHL 2022. O relatório está disponível como versão online em https://nachhaltigkeitsbericht.stihl.de/2022.