Waiblingen, 31/05/2022 | Comunicado de imprensa da empresa

STIHL publica seu primeiro Relatório de Sustentabilidade

O Grupo STIHL apresenta seu primeiro Relatório de Sustentabilidade, a estratégia e as atividades de sustentabilidade da empresa. O lema "Agir para gerações" representa a firme convicção que orienta a empresa desde a sua fundação, há mais de 95 anos.

Relatório de Sustentabilidade STIHL

Em 2021, a STIHL desenvolveu uma estratégia de sustentabilidade com o objetivo de continuar a desenvolver a política de sustentabilidade existente, agrupando compromissos anteriores e fortalecendo significativamente as atividades em curso. Em três áreas de foco – ecossistemas, economia circular e cuidados – a empresa familiar definiu metas ambiciosas até 2030. A STIHL pretende atingir a neutralidade climática e continuar trabalhando com economia de materiais e de maneira justa, para que o trabalho das pessoas na natureza continue sendo facilitado no futuro. O objetivo também é prestar uma contribuição mensurável para atingir as metas de desenvolvimento sustentável (Sustainable Development Goals) das Nações Unidas.

Dr. Nikolas Stihl, neto do fundador da empresa Andreas Stihl e Presidente do Conselho Consultivo e do Conselho de Administração da STIHL, enfatiza: "Como uma empresa com raízes na silvicultura, estamos tradicionalmente ligados à natureza e vivemos dela. É por isso que o foco das nossas ações sempre esteve nas pessoas, na natureza e no seu poder de crescimento. É isso que nos motiva e o que queremos continuar promovendo."

Em foco: ecossistemas, economia circular, cuidados

Dr. Michael Prochaska, Diretor de Recursos Humanos e Jurídico, responsável pela área de sustentabilidade na STIHL, sobre os objetivos da nova estratégia de sustentabilidade: "A STIHL deve permanecer preparada para o futuro. Nesse sentido, não pensamos em trimestres, mas em gerações. Por isso, queremos incorporar a sustentabilidade em todos os processos de tomada de decisão, pois só assim podemos desenvolver a STIHL por completo como empresa e fortalecer a nossa competitividade."

Como parte da estratégia de sustentabilidade, a STIHL dedica-se à proteção dos ecossistemas, o que também inclui medidas consistentes contra as mudanças climáticas. A STIHL está empenhada no Acordo Climático de Paris, e no objetivo de limitar o aquecimento global a um máximo de 1,5 graus Celsius. Para isso, a empresa adotou em 2020 uma estratégia climática. Desde 2021, as unidades da STIHL na Alemanha são climaticamente neutras através de compensação e, nesse ano, as unidades de vendas internacionais também seguiram a mesma tendência. As empresas de vendas internacionais seguirão em 2023. A meta a longo prazo é reduzir as emissões de CO2 que são geradas durante todo o ciclo de vida dos produtos: desde a compra de matérias-primas, passando pela produção até ao uso. Além disso, a STIHL se empenha em preservar e promover a biodiversidade – tanto na concepção da gama de produtos e em parcerias com as comunidades, como também na perspectiva da biodiversidade nas unidades da STIHL.

No tema da economia circular, a STIHL trabalha, entre outras coisas, para tornar seus produtos e embalagens altamente reutilizáveis e para mantê-los em um ciclo de reciclagem, sempre seguindo o conceito "Reparar, Reutilizar, Reaproveitar, Reciclar". A já conhecida durabilidade e possibilidade de reparo dos produtos da STIHL, com diversas peças de reposição disponíveis individualmente, já contribui para isso há décadas. Além disso, a empresa está comprometida em oferecer boas condições de trabalho para todas as pessoas que trabalham direta ou indiretamente para a STIHL.

O Relatório de Sustentabilidade da STIHL está disponível online.

Ele descreve a estratégia e as metas de sustentabilidade, assim como as atividades em 2021, e abrange as unidades da STIHL na Alemanha (sede com oito fábricas, além da central de distribuição em Dieburg), assim como todas as unidades de produção internacionais. O Relatório de Sustentabilidade STIHL é elaborado em conformidade com os padrões de relatório de sustentabilidade da Global Reporting Initiative (GRI).