Waiblingen, 06/12/2022 | Comunicado de imprensa da empresa

STIHL aumenta a amplitude de fabricação: aquisição do fabricante de silenciadores COSMOS planejada

O Grupo STIHL pretende adquirir a COSMOS Manufacturing Inc. – um fabricante americano de silenciadores. Atualmente, a COSMOS é uma parceira de desenvolvimento da STIHL e um importante fornecedor de silenciadores. Com sede em South Chicago Heights, Illinois, EUA, a empresa tem cerca de 200 funcionários nas áreas de desenvolvimento, produção e vendas de sistemas de silenciadores e peças metálicas estampadas para motores pequenos e médios.

"Com a aquisição, ampliamos as nossas competências no desenvolvimento e fabricação de silenciadores, bem como de outros componentes de gases de escape", Martin Schwarz, Diretor de Produção e Gerenciamento de Materiais na STIHL, explicando sobre a transação. "Este é um passo importante para alcançar padrões de emissões cada vez mais rigorosos. Além disso, fortalecemos a resiliência de nossas cadeias de fornecimento." A STIHL dispõe de uma amplitude de fabricação acima da média, de mais de 50%. Este diferencial garante a criação de valor na STIHL e sustenta a liderança tecnológica da empresa.

Fundador da empresa enfatiza uma boa cooperação

Assim como a STIHL, a COSMOS é uma empresa familiar. O fundador da empresa, John Michelon, está se aposentando dos negócios por idade. "A COSMOS e a STIHL têm uma cooperação bem-sucedida e de parceria há muitas décadas", ele afirma. "Fico feliz em saber que o futuro da empresa esteja garantido através da aquisição e que a COSMOS poderá explorar todo o seu potencial de desenvolvimento e produção como parte da família STIHL no futuro."

STIHL segue o curso com a COSMOS

A transação será realizada como um contrato de compra de ativos. Neste processo a STIHL funda uma nova sociedade nos EUA sob o nome "CS COSMOS STIHL Manufacturing". Ela assumirá os funcionários, clientes e fornecedores existentes, dando continuidade nos negócios sem interrupções e de maneira confiável. "Continuaremos apostando na cooperação de confiança com os parceiros existentes", explica Martin Schwarz. "Os clientes atuais da COSMOS podem confiar nos excelentes serviços de desenvolvimento e produtos já existentes."

A COSMOS Manufacturing Inc. produz anualmente cerca de 9 milhões de silenciadores e fornece para fabricantes de equipamentos motorizados portáteis, cortadores de grama e tratores, entre outros. Além disso, o portfólio de produtos também abrange peças estampadas e de embutimento profundo, como por exemplo, tambores de acoplamento e batentes de garras. A empresa foi fundada em 1972 e tem know-how abrangente em desenvolvimento, fabricação e industrialização. A STIHL já premiou a COSMOS duas vezes como "Fornecedor do ano" em 2009 e 2013.

As empresas concordaram em não divulgar o valor do preço de compra. A compra ainda está sujeita à aprovação das instituições reguladoras de concorrência competentes.