Waiblingen, 28/06/2022 | Comunicado de imprensa da empresa

STIHL funda nova unidade de produção para produtos a bateria e produtos elétricos na Romênia

O Grupo STIHL amplia sua rede de fabricação internacional e investe nos próximos anos cerca de 125 milhões de euros em uma nova unidade de produção para produtos elétricos e a bateria em Oradea, na Romênia. Com isso, a empresa familiar não só amplia sua capacidade de produção, como também fortalece a flexibilidade e a resiliência nas cadeias de fornecimento. Martin Schwarz, Diretor Executivo do Departamento de Produção e Gerenciamento de Materiais na STIHL, enfatiza: "Para a STIHL, as baterias representam o mercado com maior crescimento no momento. Acreditamos que a demanda continuará aumentando acima da média nos próximos anos, e a perspectiva é que nossa fábrica no Tirol, que fabrica hoje uma grande parte da gama de produtos a bateria, chegará aos seus limites de capacidade espacial. Com a nova fundação na Romênia, estamos reforçando nossa rede de fabricação mundial, a fim de garantir o melhor fornecimento possível aos nossos clientes com produtos a bateria também no futuro." Com a recém-fundada empresa de produção ANDREAS STIHL Power Tools S.R.L., que deverá iniciar as operações em Oradea em meados de 2024, o Grupo STIHL criará cerca de 500 novos empregos a longo prazo.

Proximidade ao mercado e boa infraestrutura

A nova unidade será construída na área industrial "Eurobusiness I Industrial Park" em Oradea e abrange uma área de aproximadamente 147.000 metros quadrados. No dia 28 de junho de 2022, a STIHL assinou um contrato correspondente juntamente com a cidade de Oradea e a empresa de marketing romena ADLO Sa., que gere o parque industrial da cidade de Oradea. Martin Schwarz, Diretor Executivo na STIHL: "A STIHL realiza uma grande parte das vendas de baterias na Europa. A cidade de Oradea não apenas nos impressionou com a sua ligação ideal aos mercados importantes para nós, mas também com sua ampla infraestrutura e boas condições econômicas." Florin Birta, prefeito da cidade de Oradea, está entusiasmado com a decisão da empresa: "O estabelecimento da STIHL representa um investimento estratégico para a comunidade de Oradea."

Novo edifício de última geração como um investimento no futuro

A nova fábrica da STIHL na Romênia foi planejada para uma fabricação moderna, seguindo os princípios de uma produção enxuta e, além disso, deve oferecer um alto grau de digitalização na produção. Além dos pavilhões de produção, a unidade também incluirá escritórios, uma cantina e espaços sociais para os funcionários. Para o novo edifício, a STIHL também tem em mente as metas climáticas e a melhoria do balanço de CO2 e aposta em uma construção sustentável e na produção com eficiência energética.

Fabricação internacional como fator de sucesso

O Grupo STIHL fabrica há mais de 40 anos em uma rede de fabricação internacional. Hoje, a empresa tem instalações de produção em sete países: Alemanha, Suíça, Áustria, EUA, Brasil, China e Filipinas. Os mesmos padrões elevados são usados em todas as unidades, garantindo a qualidade de ponta da STIHL – independentemente do país em que as peças e os produtos são fabricados. Graças à rede de fabricação, a STIHL é capaz de produzir próximo ao mercado, agir de maneira flexível e compensar as oscilações, por exemplo, nas cadeias de fornecimento. Diversos produtos a bateria da STIHL são fabricados atualmente na STIHL Tirol, na Áustria. Outras unidades de produção estão nos EUA e em breve estarão também na China. A STIHL também produz seus próprios conjuntos de baterias, especialmente para aplicações profissionais, em sua sede em Waiblingen, na Alemanha, e em Virginia Beach, nos EUA.