Waiblingen, 27/04/2021 | Comunicado de imprensa da empresa

Grupo STIHL gera um aumento significativo no faturamento e nas vendas em 2020

• Crescimento de vendas global devido à alta demanda por produtos de jardinagem
  • Fortalecimento da competência em baterias: uma dúzia de novos produtos a bateria da STIHL para profissionais
  • STIHL cria a transformação para também crescer em médio e longo prazo

No ano fiscal de 2020, o Grupo STIHL registrou um faturamento de 4,58 bilhões de euros. Isso corresponde a um crescimento de 16,5% em comparação com o ano anterior (2019: 3,93 bilhões de euros). A participação do mercado internacional no faturamento é de 90%. Sem as influências cambiais, o crescimento do faturamento teria sido de 20,8%. O desenvolvimento positivo dos negócios resultou em um crescimento de 9% na força de trabalho, passando para 18.200 colaboradoras e colaboradores em todo o mundo (data de referência: 31 de dezembro de 2020). Com uma taxa de capital próprio de 69,6%, a estrutura de capital do grupo empresarial continua sendo muito sólida. Os investimentos continuam sendo financiados pelos fundos líquidos da própria empresa. Assim como nos anos anteriores, os investimentos foram significativamente mais elevados do que as depreciações. Para 2021, a STIHL espera um crescimento adicional no faturamento e nas vendas – também graças a uma variedade de novos produtos.

Crescimento mundial no faturamento e nas vendas graças ao foco crescente em jardins particulares e novos produtos, além de boas condições climáticas

O Grupo STIHL teve um aumento no faturamento e nas vendas em quase todos os mercados em 2020. A empresa registrou as maiores taxas percentuais de crescimento no segmento de baterias. A participação das baterias nas vendas totais é agora de 17% – e a tendência é aumentar. Um elevado crescimento de vendas também foi observado no segmento de equipamentos a gasolina – em quantidades, o crescimento foi até maior do que no segmento de baterias. Especialmente na América do Norte, a demanda por equipamentos a gasolina se desenvolveu positivamente. "No início da pandemia do coronavírus, apesar das previsões pessimistas, decidimos continuar produzindo em um alto nível e respeitando os mais altos padrões de controle de infecção, a fim de atender nossos clientes. Registramos fortes perdas durante os meses de março e abril de 2020, em que muitos distribuidores também tiveram que fechar temporariamente seus negócios devido ao coronavírus. No entanto, a partir de maio, a demanda por produtos STIHL aumentou significativamente, de modo que as perdas iniciais foram compensadas rapidamente", disse o Dr. Bertram Kandziora na conferência de imprensa de balanço da empresa. Especialmente os novos produtos lançados levaram a um forte crescimento das vendas. Os mais populares foram, entre outros, o cortador de galhos STIHL GTA 26 para a manutenção de jardins, assim como o podador de cercas vivas a bateria STIHL HLA 66 e a motosserra a gasolina STIHL MS 400 C-M – ambos para uso profissional. Assim, a demanda por produtos da STIHL era grande não apenas entre os clientes privados, mas também entre usuários profissionais, como jardineiros e paisagistas, agricultores e silvicultores ou empresas de manutenção de estradas, que podiam continuar trabalhando apesar das restrições da pandemia. O "efeito do casulo" também teve um efeito positivo. No último ano, muitos clientes passaram muito mais tempo em casa e cuidaram mais do jardim. Além disso, o tempo esteve muito bom na primavera, o que também fez aumentar a procura por equipamentos de jardinagem da STIHL.

Alto grau de proteção da saúde e planejamento abrangente de
produção e logística

"A proteção eficaz da saúde, a segurança proativa das cadeias de fornecimento e a continuação da produção em alto nível foram pilares centrais da nossa estratégia no ano passado. Como uma empresa familiar, temos uma grande responsabilidade com nossos colaboradores, revendedores e clientes. Por isso, desenvolvemos e implementamos medidas diversificadas em diferentes áreas da empresa desde cedo", ressalta o Presidente do Conselho Executivo da STIHL. A maior prioridade foi um conceito de higiene eficaz, que foi implementado em estreita coordenação com as autoridades responsáveis, a fim de proteger a saúde dos colaboradores. Ao mesmo tempo, a empresa entregava ou fazia com que os fornecedores entregassem, antes do prazo, todos os estoques de peças disponíveis nas fábricas às montadoras. Dr. Kandziora: "Aqui nos beneficiamos tanto das vantagens da nossa própria rede de fabricação quanto da nossa parceria com nossos fornecedores. No entanto, ainda assim tivemos que adaptar os planos de montagem de maneira flexível." Os distribuidores da STIHL apoiaram a empresa, entre outras coisas, estendendo os prazos de pagamento. Através de um planejamento abrangente e preditivo da logística de produção e vendas, a STIHL conseguiu manter as cadeias de fornecimento funcionando amplamente e, assim, atender à alta demanda dos clientes. "No entanto, também tivemos entregas atrasadas nos produtos com demanda particularmente alta", acrescentou o Dr. Kandziora.

2020 foi um ano bem sucedido e
desafiador no mercado alemão

A STIHL obteve um aumento significativo no faturamento e nas vendas no mercado alemão em 2020 e, pela primeira vez, conseguiu ultrapassar a marca de vendas de 400 milhões de euros. O efeito de casulo também foi perceptível na Alemanha. Mais tempo e poder de compra foram investidos na própria casa e no jardim. No entanto, a forte demanda combinada com os gargalos simultâneos nas cadeias de fornecimento levaram a alguns desafios e a uma situação tensa de fornecimento. Este desenvolvimento continuou durante o primeiro trimestre de 2021. Por isso, em alguns casos os clientes tiverem que esperar por produtos encomendados.

A central de distribuição da STIHL na Alemanha, em Dieburg, conseguiu continuar ininterruptamente suas operações no período da pandemia. Por um lado, a central de distribuição funciona virtualmente em home office e, por outro lado, a logística e áreas relevantes operam no local. Eventos para revendedores – como, por exemplo, o STIHL Treff – e treinamentos são oferecidos em formatos digitais, garantindo a troca de conhecimentos entre os revendedores. O novo depósito de mercadorias entrará em operação dentro do prazo previsto na primavera e a logística será ainda mais eficiente.

A loja online própria STIHL www.stihl.de foi lançada com sucesso no mercado alemão, em março de 2020. Através da loja, os clientes podem encomendar equipamentos STIHL online e recebê-los diretamente em casa. Com a oferta de e-commerce, a empresa fortalece também o comércio especializado de prestação de serviços, pois a cada compra na loja online STIHL, o cliente é recomendado a um revendedor especializado próximo que, como sempre, age como pessoa de contato no local, oferecendo aconselhamento e atendimento profissional. Pela prestação destes serviços, o revendedor local recebe uma compensação da STIHL por cada compra online. Assim, a empresa está fortalecendo os negócios de e-commerce e expandindo a loja online gradualmente a nível internacional. Após a introdução na França no outono passado, este ano seguem a Espanha, Portugal, Benelux, Itália, Reino Unido, Nova Zelândia e Austrália.

Sede da STIHL na Alemanha: recorde de faturamento e altos investimentos

A ANDREAS STIHL AG & Co. KG, a sede alemã do grupo empresarial, atingiu um recorde de faturamento de 1,38 bilhões de euros em 2020. Isso corresponde a um crescimento de 14,3% em comparação com o ano anterior (2019: 1,21 bilhões de euros). Com 89,2%, a taxa de exportação continua a um nível elevado. O quadro de funcionários cresceu em 3,4% para 5.262 colaboradores e colaboradoras. No dia de referência 31 de dezembro de 2020, um total de 3.777 pessoas trabalhava em Waiblingen, 235 em Ludwigsburg, 386 em Fellbach, 797 em Weinsheim, e 67 em Wiechs am Randen. O Presidente do Conselho Executivo da STIHL enfatizou: "No ano passado, nossos colaboradores demonstraram um alto nível de comprometimento e flexibilidade. Para poder atender à alta demanda por equipamentos STIHL, foi necessário um engajamento extraordinário – incluindo turnos extras e trabalho aos domingos. Agradeço a todos os envolvidos pelo excelente trabalho e dedicação pessoal." Como forma de agradecimento por este forte comprometimento, a STIHL deu aos funcionários da sede uma participação no sucesso da empresa como bônus no valor de 69% do salário mensal. Além disso, um bônus foi pago no ano passado pela pandemia do coronavírus. O volume de investimentos na sede continua em um nível elevado com 155 milhões de euros. Grande parte dos investimentos é destinada a projetos de construção, como o complexo de edifícios do STIHL Markenwelt, edifícios administrativos e uma cantina na sede, na Badstraße em Waiblingen, a creche Mia Stihl em Waiblingen, além da expansão da logística em Waiblingen-Neustadt com escritórios para as áreas de produção e gerenciamento de materiais. O investimento também foi intensificado em pesquisa e desenvolvimento, infraestrutura de TI e tecnologia de fabricação.

STIHL molda a transformação e espera ainda mais crescimento

"No ano passado, conseguimos fortalecer nossa posição de liderança nos mercados mundiais. Este ano também temos que enfrentar desafios na cadeia de fornecimento e no fluxo de materiais. Além disso, é importante que o Grupo STIHL esteja preparado para o médio e longo prazo. Isso porque nosso setor está passando por uma grande transformação – impulsionada pela crescente digitalização e descarbonização. Vemos uma pressão competitiva crescente no segmento de baterias com as mudanças nas necessidades dos clientes e novas informações e canais de vendas", explicou o Presidente do Conselho Executivo da STIHL. Para moldar esta transformação, a empresa implementou uma série de projetos. Assim, as futuras exigências do mercado e dos clientes serão colocadas ainda mais em foco. "O Grupo STIHL também terá força para crescer no médio e longo prazo. Estou otimista também quanto ao ano fiscal atual de 2021 e espero um aumento no faturamento e nas vendas", disse o Dr. Kandziora.

A STIHL está empenhada no Acordo Climático de Paris e atingirá a neutralidade climática

"A STIHL está ligada à natureza desde a fundação da empresa. As raízes da nossa empresa estão na silvicultura, e nossos produtos podem ajudar a usar, cuidar e preservar o meio ambiente de forma responsável", explicou o Presidente do Conselho Executivo da STIHL. A STIHL está comprometida com a meta do Acordo Climático de Paris de limitar o aquecimento global a menos de dois graus Celsius. Um componente da estratégia climática da STIHL é que a STIHL já atingiu a neutralidade climática na Alemanha desde 2021. Em 2022 seguem as unidades de produção em todo o mundo, e as empresas de vendas internacionais até 2028, o mais tardar. O foco está nas emissões diretas e indiretas de CO₂ que podem ser influenciadas diretamente (Escopo 1 e 2 conforme o protocolo Greenhouse Gas). Assim, o consumo total de energia elétrica na Alemanha é atendido pela compra de eletricidade 100% verde. A STIHL compensa as emissões de CO₂ que não podem ser evitadas a curto prazo, apoiando projetos internacionais de proteção climática que são certificados com o selo de qualidade independente e reconhecido internacionalmente, o "Gold Standard". No longo prazo, as emissões continuarão a ser reduzidas através de medidas de eficiência energética sustentáveis. Além disso, a geração própria de energia verde será expandida para reduzir continuamente a quantidade de compensação de CO₂.

Inovações de produtos que foram ou serão introduzidos desde o final de 2020 e no primeiro semestre de 2021:

• Produtos a bateria: só o sistema de baterias AP da STIHL, projetado para usuários profissionais em manutenção de jardins e paisagismo, empresas de cuidados de árvores e municípios, apresenta um crescimento de mais de uma dúzia de novos equipamentos: 4 cortadores de grama (STIHL RMA 253, RMA 443 PV, RMA 448 PV e RMA 2 RV), 3 podadores de cercas vivas (STIHL HLA 66, HLA 86 e HLA 135), 2 motopodas (STIHL HTA 66 e HTA 86) e roçadeiras (STIHL FSA 86 R e FSA 135) além de um pulverizador (STIHL SGA 85, maio de 2021) e um motor combinado (STIHL KMA 135 R). Este motor combinado pode ser equipado com várias ferramentas combinadas disponíveis – desde uma aparadora até um soprador – o que aumenta ainda mais a versatilidade no sortimento de equipamentos a bateria da STIHL.

O sistema de baterias AK para proprietários de jardins privados e semiprofissionais, como serviços de zelador, também foi ampliado. Além disso, foram adicionados ao sortimento um cortador de grama (STIHL RMA 248) com uma largura de corte de 46 cm e uma roçadeira (STIHL FSA 60 R), que pode ser adaptada à respectiva tarefa de manutenção com diferentes cabeças de corte.
  • Produtos digitais: a gestão de frotas para equipamentos motorizados e baterias torna-se ainda mais fácil com a nova STIHL connected Box. A possibilidade de leitura automática dos dados através da connected Box beneficia especialmente os clientes com frotas maiores, por exemplo, no setor de manutenção de jardins e paisagismo ou municípios. Futuramente, informações como tempo de funcionamento e localização estarão disponíveis na plataforma do STIHL connected mesmo sem usar o smartphone, assim que uma connected Box for instalada em um local central na empresa.
  • Robôs cortadores de grama: a STIHL também está ampliando a oferta de robôs cortadores de grama: o novo STIHL RMI 522 C corta automaticamente áreas de grama com até 2.100 metros quadrados. Graças à programação inteligente, ao planejamento flexível do corte de grama e ao mapeamento da área de utilização, o robô cortador de grama iMOW precisa apenas de um tempo curto de corte por semana. O RMI 522 C permite que o usuário acesse o aplicativo STIHL iMOW a partir de qualquer lugar, usando o smartphone ou tablet, por exemplo, para alterar os tempos de corte, ou consultar o status em um smartwatch.
  • Produtos a gasolina: desde o outono do ano passado, a STIHL MS 881 complementa a linha de motosserras profissionais. Com 6,4 kW, ela é a motosserra de série mais potente do mundo. Além disso, graças ao moderno motor STIHL 2-MIX, este é o único modelo no mercado em sua classe de potência que atende às rigorosas especificações da norma europeia de emissões EU 5. A mais potente entre as roçadeiras a gasolina da STIHL é a nova FS 561 C-EM para uso na manutenção de jardins e florestas. Ela se caracteriza pela elevada potência do motor e um raio de corte especialmente grande (560 mm).
  • Lavadoras/Aspiradores: novidade no segmento da limpeza são duas lavadoras de alta pressão de médio porte (STIHL RE 150 PLUS e RE 170 PLUS) com uma pressão máxima de até 180 bar. Elas proporcionam uma limpeza rápida em ambientes comerciais e privados. Para o cuidado de superfícies externas, dois dispositivos de limpeza de superfícies (STIHL RA 90 e RA 110) complementam a linha de acessórios para lavadoras de alta pressão compactas e de médio porte. No caso dos aspiradores de líquido e pó, o novo equipamento de entrada STIHL SE 33 convence com uma elevada força de aspiração e um abrangente equipamento de série, bem como excelente relação custo/benefício.

Novidades na loja da marca STIHL

A tempo para o início da temporada de jardinagem de 2021 também foram disponibilizadas na loja STIHL a nova coleção e uma seleção de acessórios de alta qualidade. E para os pequenos entusiastas também temos os equipamentos adequados, como por exemplo o soprador de brinquedo a bateria ou a roçadeira de brinquedo a bateria com os respectivos acessórios.

STIHL TIMBERSPORTS® com formatos alternativos

Os eventos esportivos estão passando por momentos difíceis – mas a STIHL TIMBERSPORTS® Series teve uma temporada de sucesso em 2020, com formatos alternativos e horários flexíveis. E o mesmo está planejado para 2021. O European Trophy deve ser realizado em 31 de julho de 2021 em Munique, assim como o campeonato europeu de rookies. Em 21 de agosto de 2021, será realizado o campeonato alemão em Gelsenkirchen. E o grande final da temporada ocorrerá em 2 de outubro de 2021, no Motorworld em Munique: o campeonato mundial individual 2021. Em 2021, o campeonato mundial de equipes não será realizado devido à pandemia de coronavírus. Alterações no calendário de competições TIMBERSPORTS® não podem ser descartadas, devido à pandemia. Para a nova temporada, o STIHL TIMBERSPORTS® também conta com parceiros fortes: a LIEBHERR continua como patrocinador por mais três anos e, além disso, a Ford entra para a STIHL TIMBERSPORTS® Series em 2021.