Waiblingen, 02/05/2019 | Comunicado de imprensa da empresa

STIHL registrou leve crescimento nas vendas em 2018, apesar do clima desfavorável

• Clima, moeda e política mundial atrapalham o crescimento
  • Mais flexibilidade para revendedores e clientes da STIHL
  • STIHL apresenta novos produtos a bateria e gasolina de alto desempenho

"Apesar das condições desafiadoras, o Grupo STIHL teve um leve crescimento nas vendas de 1,5% no ano fiscal de 2018 e um faturamento de 3,78 bilhões de euros. Com menos de 0,3%, o faturamento ficou apenas ligeiramente abaixo do valor do ano anterior", disse o Presidente do Conselho Executivo da STIHL, Dr. Bertram Kandziora, na conferência de imprensa de balanço da empresa, em 2 de maio. A forte taxa de câmbio do euro, em particular, teve um impacto negativo nas vendas reportadas em euros. Se as taxas de câmbio tivessem sido as mesmas de 2017, o aumento do faturamento seria de 4,2%. Com uma taxa de capital próprio de 69,9%, a estrutura financeira da empresa continua muito sólida. Todos os investimentos são financiados basicamente com recursos próprios.
Além dos produtos a gasolina, os produtos a bateria também contribuíram para o volume de vendas total alcançado. Sobre o atual ano fiscal, o Dr. Kandziora disse: "Começamos moderadamente com uma boa demanda por produtos da STIHL no segmento de preço médio e superior. O euro atualmente mais fraco terá um efeito ligeiramente positivo nas vendas em 2019." Com a potente motosserra a bateria STIHL MSA 220 C-B para o segmento profissional e o cortador de grama a gasolina STIHL RM 756 GC para grandes áreas, a empresa apresentou duas novidades de produtos para a próxima estação.

STIHL defende sua posição de liderança nos mercados mundiais, apesar das adversidades

Além do euro forte, as condições meteorológicas desfavoráveis e as incertezas na política mundial também atrapalharam o desenvolvimento empresarial em 2018. "Uma primavera longa e fria e um verão muito quente e seco tiveram um impacto negativo no crescimento da natureza em muitas regiões e, portanto, também na demanda dos nossos produtos. As restrições comerciais mundiais e as condições pouco claras do Brexit também pioraram as condições comerciais", disse o Presidente do Conselho Executivo. No ano fiscal passado, o Grupo STIHL obteve 90,5% do faturamento total no exterior, sendo 39% obtido na União Europeia. "Apesar das adversidades, com um ligeiro aumento das vendas, conseguimos defender nossa posição de liderança nos mercados mundiais", explicou o Dr. Kandziora. Os cortadores de grama a bateria da STIHL e o robô cortador de grama da STIHL obtiveram taxas de crescimento de dois dígitos. Na Ásia e na África, a empresa registrou um aumento de dois dígitos nas vendas . Dr. Kandziora: "A África é para nós um mercado futuro com potencial de crescimento. Agora também temos uma empresa de marketing própria no Quênia, que reforçará ainda mais a nossa presença de mercado no continente africano." O quadro de funcionários mundial do Grupo STIHL atingiu novamente um número recorde. No dia de referência 31 de dezembro de 2018, 17.122 colaboradores trabalhavam na empresa. Isso corresponde a um aumento de 7,9% em comparação com o ano anterior.

Mercado alemão continua em crescimento em 2018

"No mercado alemão, registramos um aumento no faturamento em 2018. O negócio das motosserras se desenvolveu de forma gratificante", disse o Dr. Kandziora. O crescimento também foi dinâmico para os robôs cortadores de grama iMOW da STIHL. Os novos cortadores de grama a bateria também tiveram forte demanda. Com um bom motivo: o cortador de grama a bateria STIHL RMA 448 TC alcançou o melhor desempenho de corte em um teste atual da Stiftung Warentest. Atualmente, a motosserra a gasolina STIHL MS 500i para profissionais é particularmente popular.

"Tradicionalmente, a temporada de jardinagem começa para nós com o dia nacional de testes STIHL. Este ano ele foi realizado no dia 6 de abril e muitos clientes aproveitaram para testar extensivamente os novos produtos", disse o Presidente do Conselho Executivo da STIHL. Em 2019, a empresa foi representada pela primeira vez como parceira oficial em uma feira de horticultura, em Heilbronn. E a STIHL apoia o Remstal Garden Show, em Waiblingen, como patrocinador diamante. Os visitantes da feira terão a oportunidade de conhecer a empresa e a marca STIHL e experimentar equipamentos.

Sede alemã cresce e amplia a oferta de benefícios sociais atraentes

O faturamento da matriz da STIHL na Alemanha, ANDREAS STIHL AG & Co. KG aumentou em 4,5% para 1,2 bilhão de euros. Devido às atividades de construção na Fábrica 1 em Waiblingen e devido ao crescimento contínuo da força de trabalho, a STIHL inaugurou a nova Fábrica 8 da STIHL em Fellbach, no início do ano. Em 31 de Dezembro de 2018, 4.997 funcionários trabalhavam na matriz. Isso corresponde a um aumento de 7,4% na comparação com o ano anterior. 3.778 colaboradores em Waiblingen, 166 em Fellbach, 260 em Ludwigsburg, 725 em Weinsheim e 68 em Wiechs am Randen. "Nossos funcionários contribuem significativamente para o desenvolvimento positivo de nossos negócios. Assim, para além de uma participação no sucesso da empresa com um bônus de desempenho e da participação societária para os funcionários, oferecemos também diversos outros benefícios sociais atraentes, que estamos expandindo este ano com um incentivo à mobilidade", afirmou o Dr. Kandziora. Os funcionários da sede na região de Stuttgart, que fecharem um contrato de assinatura com a Associação de Tarifas e Transporte de Stuttgart (VVS), recebem um subsídio líquido no valor de 120 euros por ano e um desconto adicional de 10% sobre o preço do ticket. Além disso, o leasing de bicicletas e e-bikes é incentivado com 120 euros ao ano.

Investimentos aumentam em 30%

Em 2018, o Grupo STIHL investiu fortemente na expansão do setor de pesquisa e desenvolvimento, bem como no desenvolvimento da rede mundial de fabricação e vendas. O volume de investimento foi de 324 milhões de euros. "Com este aumento de cerca de 30% em relação ao ano anterior", enfatiza o Dr. Kandziora, "criamos a base para o crescimento estratégico futuro." Este volume foi compensado por uma amortização de 159 milhões de euros. A empresa construiu, por exemplo, um novo centro de pesquisa e desenvolvimento no Brasil e ampliou a produção e o desenvolvimento da STIHL Tirol. 38,1% do volume total de investimento, ou seja, 124 milhões de euros, são responsabilidade da ANDREAS STIHL AG & Co. KG. Isto significa que os investimentos na sede na Alemanha são quase o dobro dos do ano anterior. Por exemplo, em Waiblingen foi construída uma fábrica própria de baterias. Aqui são produzidas baterias para ser carregadas nas costas para aplicações profissionais. "Com a produção de baterias, continuamos consistentemente a nossa estratégia de baterias e sustentamos a nossa reivindicação de tecnologia de ponta. As primeiras baterias de fabricação própria serão lançadas no mercado no outono de 2019", informou o Dr. Kandziora. Entre as atividades atuais estão, entre outras, a construção de uma nova logística de produção na fábrica de fundição de magnésio sob pressão da STIHL em Weinsheim.

Adaptação dos critérios de venda da STIHL

"O sucesso dos produtos STIHL se baseia na mais alta qualidade dos produtos e na competência dos revendedores especializados e prestadores de serviços. Hoje em dia, temos mais de 50.000 revendedores em mais de 160 países em todo o mundo", disse o Presidente do Conselho Executivo da STIHL. No futuro, os clientes também terão a opção de receber todos os produtos – com exceção da motosserra – por revendedores especializados da STIHL. Consultores de produtos online e outros auxílios de treinamento de mídia garantem que o cliente continue a receber aconselhamento de alta qualidade do revendedor antes do envio e, principalmente, seja instruído sobre o uso seguro. Além disso, o revendedor na loja física também tem agora a possibilidade de oferecer produtos elétricos e a bateria da STIHL, com exceção da motosserra, diretamente na embalagem original para levar. O revendedor especializado continuará a montar os equipamentos, se necessário, e a entregá-los com instruções profissionais. Desta forma, a STIHL está reagindo ao constante desenvolvimento de produtos elétricos e a bateria e ao comportamento de compra que está mudando, especialmente como resultado do comércio online, e adaptando seus critérios de venda em conformidade. Dr. Kandziora: "Estamos convencidos de que essas mudanças ajudarão a enfrentar os desafios da venda de produtos elétricos e a bateria, assim como do comércio online. Ao mesmo tempo, garantimos que a consultoria, o treinamento sobre o uso seguro, a entrega dos produtos e o serviço profissional continuem sendo componentes essenciais da filosofia da marca STIHL."

Inovações de produtos STIHL para silvicultura, jardinagem e paisagismo

Diversas inovações de produtos da STIHL já foram lançadas em 2019:

• a STIHL MS 500i, a primeira motosserra montada em série no mundo com injeção eletrônica de combustível, está disponível no mercado alemão desde meados de março de 2019. Quando foi lançado no mercado, o produto recebeu uma medalha de ouro em inovação antes da feira demopark, realizada em Eisenach, em junho de 2019. O júri, composto por editores de diversas revistas especializadas, justificou a sua escolha: "A STIHL MS 500i é a primeira motosserra do mundo com injeção eletrônica. Por isso, ela dispensa componentes como carburador e módulo de ignição. A serra de corte para uso profissional acelera muito rápido e oferece alto desempenho, porém com o peso reduzido. A unidade do motor pesa 6,2 quilogramas."
  • Outras inovações de produtos são as quatro nova lavadoras de alta pressão da classe de produtos compactos – STIHL RE 100 até RE 130 PLUS – assim como o equipamento de entrada, STIHL RE 90, que é leve e tem um preço especialmente atrativo.
  • Além disso, para o início da temporada de jardinagem, estará disponível o robô cortador de grama STIHL iMOW RMI 422 PC com controle por aplicativo com o smartphone ou tablet para áreas de gramados de até 1.700 metros quadrados. Entre os cortadores de grama a gasolina, as novidades são o STIHL RM 248 T com 46 centímetros de largura de corte para gramados de tamanho médio, assim como o modelo profissional STIHL RM 756 GC com 54 centímetros de largura de corte para gramados grandes. Três motoenxadas reformuladas da Série 4 à Série 6 tornam a escavação do solo mais fácil para uso doméstico e profissional. O podador de cercas vivas STIHL HLA 56 complementa o sistema de bateria COMPACT, que agora consiste em oito unidades.
  • A partir do verão de 2019, a motosserra a bateria STIHL MSA 220 C-B ampliará o sistema de baterias PRO, que abrangerá quase 30 produtos para exigências profissionais. A nova serra a bateria é equipada de série com a exclusiva corrente de corte STIHL 3/8" Picco Super 3 com baixo perfil do dente. É ideal para corte de galhos, construção com madeira, bem como para o abate e o processamento de madeira A energia necessária para a operação da serra a bateria é fornecida por uma potente bateria de lítio de 36 V; a também nova STIHL AP 300 S é recomendada. Ela não apenas proporciona a durabilidade da STIHL MSA 220 C-B, como também é compatível com todos os outros equipamentos do sistema modular de bateria da STIHL.

Loja da marca online para artigos de merchandising da STIHL

A loja da marca STIHL está online desde o final de 2018. Além do comércio especializado físico, agora, em www.stihl-markenshop.de também é possível encontrar uma variedade de artigos de estilo de vida e artigos para fãs, bem como roupas funcionais e de lazer resistentes, além de acessórios versáteis para viagens. "A possibilidade de encomendar e receber em casa os itens de merchandising da STIHL foi imediatamente recebida com uma resposta positiva dos clientes e fãs da marca STIHL", disse o Dr. Kandziora.

Destaques da temporada STIHL TIMBERSPORTS® 2019 na Suécia e República Tcheca

Em 2019, a elite mundial da STIHL TIMBERSPORTS® Series voltará a reunir-se em dois grandes eventos internacionais: em 25 de maio, o Champions Trophy será realizado pela primeira vez na Suécia com a série de competições no corte de madeira. Diante de um cenário espetacular de fiorde, os doze melhores lenhadores do mundo se enfrentarão em duelos emocionantes no Castelo de Tjolöholm, perto de Gotemburgo. O final da temporada será realizado no outono na República Tcheca: nos dias 1 e 2 de novembro, os principais esportistas internacionais se reúnem pela primeira vez para a Copa do Mundo, em Praga, para decidir os vencedores de 2019 nas competições individuais e em equipe. Pela primeira vez, o Champions Trophy e o Campeonato Mundial serão transmitidos online e no canal de TV alemão Sport 1. Além disso, as competições também serão transmitidas ao vivo no website e na página do Facebook do TIMBERSPORTS®.