Waiblingen, 03/05/2019 | Comunicado de imprensa da empresa

60 anos da STIHL Contra – a lenda entre as motosserras comemora seu aniversário

"Facilitar a vida das pessoas que trabalham junto à natureza" – esta era a visão que o engenheiro Andreas Stihl tinha em mente quando fundou sua empresa em 1926. Esta missão da simplificação do trabalho, da segurança e das possibilidades flexíveis de aplicação caracteriza até hoje o fabricante de motosserras e equipamentos motorizados STIHL. Um produto que apresentou ao mundo a visão do fundador da empresa com grande sucesso, a partir de 1959, é a STIHL Contra, que foi lançada no mercado 30 anos depois da primeira motosserra a gasolina STIHL para ser operada por duas pessoas. A primeira motosserra sem engrenagens da STIHL para ser operada por uma só pessoa tornou-se um marco, tanto para a silvicultura quanto para a empresa. Em 2019, a "lendária Contra", que até hoje é popular entre os colecionadores e proprietários, celebrou seu 60º aniversário.

Aumento de 200% na produtividade: STIHL revoluciona o trabalho florestal em 1959

Em 1959, Andreas Stihl conseguiu criar uma obra-prima tecnológica com a Contra: a motosserra a gasolina sem engrenagens para ser operada por uma pessoa facilitou consideravelmente o trabalho florestal. Ela era equipada com uma corrente de dentes de corte planos e um carburador de membrana independente de posição. A motosserra podia ser girada em qualquer posição, sem nenhum ajuste manual prévio. Graças ao seu design compacto e estreito, a Contra pesava apenas 12 kg. Ao mesmo tempo, era mais eficiente do que suas antecessoras: a potência do motor era de 6 cv (4,4 kW); a rotação, com a qual a Contra entregava sua potência máxima, era de 7.000 rotações por minuto. Assim, ela era mais leve e eficiente do que todos os outros produtos no mercado. Com ela, as empresas de silvicultura puderam aumentar sua produtividade em 200%. Com a Contra, a STIHL revolucionou o trabalho na floresta em 1959 e definiu novos padrões no segmento das motosserras.

Início de uma história de sucesso

Após o seu lançamento no mercado, não demorou muito para que a Contra fosse reconhecida como a motosserra a gasolina para operação por uma pessoa com a maior potência de corte. Em breve, o sucesso no mercado alemão se transformou em um sucesso mundial. O sucesso da Contra significa uma nova era para a STIHL: com a motosserra a gasolina, a empresa atinge aumentos de vendas de dois dígitos. Os sinais apontam para novos começos e expansão. O rápido crescimento torna possível e necessária a ampliação das capacidades da empresa. Nos anos seguintes, novos pavilhões de produção e uma nova fábrica são construídos em Waiblingen. A força de trabalho cresceu em 10 anos, passando de aproximadamente 640 funcionários em 1959 para mais de 1.500 funcionários em 1969. Também houve um forte aumento nos volumes de fabricação Desde 1971, a STIHL é a marca de motosserras mais vendida do mundo.

Base para inúmeras inovações na área de motosserras

A partir dos fundamentos técnicos da Contra, a STIHL melhorou continuamente nos anos e décadas seguintes suas motosserras em termos de segurança, ergonomia, sustentabilidade e capacidade de desempenho. Seja um sistema antivibração, que foi instalado na Contra pela primeira vez em 1965, um freio de corrente QuickStop, catalisadores e desenvolvimentos tecnológicos para redução de emissões ou a introdução da tecnologia de bateria para motosserras há 10 anos: a STIHL está sempre definindo novos padrões. O marco mais recente é a tecnologia de injeção da STIHL, instalada na motosserra a gasolina STIHL MS 500i. Com isso, ela é a primeira motosserra montada em série no mundo com injeção de combustível controlada eletronicamente. Uma visão geral dos desenvolvimentos tecnológicos importantes da motosserra é apresentada no capítulo "Progresso" no Relatório Anual STIHL 2018.