Waiblingen, 21/02/2018 | Comunicado de imprensa da empresa

STIHL recebe dois prêmios de e-Learning por projetos de treinamento digital

A ANDREAS STIHL AG & Co. KG foi homenageada com dois prêmios de e-Learning durante a didacta, em 20 de fevereiro de 2018. Os prêmios foram concedidos à empresa para os projetos de treinamento digital "STIHL AR Services"* na categoria de realidade aumentada (AR) e "Simulador de motosserras STIHL" na categoria de realidade virtual (VR). Os conceitos digitais são usados para fins de treinamento e informação para vendas, revendedores e gerentes de produtos. Marbod Lemke, chefe do departamento de serviços de treinamento internacionais e treinamento de produtos na STIHL, enfatiza: "Os materiais de treinamento virtuais e sem papel são um marco para a STIHL. Com o treinamento digital da STIHL, o usuário pode aprender mais intensamente e ficar mais próximo dos nossos produtos do que antes. O sucesso do treinamento é mais sustentável." O prêmio foi concedido pelo eLearning Journal, que justificou a premiação da seguinte forma: "O treinamento da STIHL representa o aprendizado contemporâneo, inovador e preparado para o futuro. O design consistente, de linguagem neutra e moderno, combinado com a operação intuitiva, torna-o uma verdadeira experiência para os alunos." Ambos os projetos foram criados em cooperação com a agência 3D de Stuttgart ALDINGER+WOLF.

O modelo de corte no bolso da calça

O projeto vencedor "STIHL AR Services"* é baseado nos princípios da tecnologia da realidade aumentada: gráficos e representações são exibidos no mundo real através de celulares ou tablets, sendo considerados uma extensão da realidade. A câmera procura rastreadores ópticos em seu entorno e, em seguida, um equipamento STIHL fiel ao original é apresentado no dispositivo móvel, como por exemplo a STIHL MS 500i, a primeira motosserra do mundo com injeção eletrônica. Marbod Lemke explica: "Dessa maneira, os materiais de treinamento já ficam disponíveis para o treinamento mundial antes mesmo do lançamento dos nossos equipamentos no mercado. Nós oferecemos uma experiência interativa de produto, independentemente do tempo e da localização, que digitaliza o treinamento de serviços e produtos."

Experiências interativas para um aprendizado sustentável

Com o "Simulador de motosserras" da STIHL, o corte de árvores com uma motosserra real é treinado virtualmente. Este é um aperfeiçoamento do projeto "STIHL VR Explore"*, que já havia sido premiado no ano anterior. Ao colocar os óculos de VR, o usuário se encontra em uma floresta virtual, onde ele pode aprender sobre os mais diversos trabalhos florestais e treinar as respectivas técnicas. Marbod Lemke explica: "O ambiente projetado permite uma experiência interativa de corte com serra. Além dos fluxos de trabalho físicos, as técnicas de trabalho seguras e corretas também são ensinadas. O simulador de motosserra, portanto, é o complemento ideal para o treinamento "real" na natureza." O eLearning Journal também elogiou o fato de que o foco está na ação independente: "Aprendemos melhor quando nos envolvemos ativamente com o material de aprendizagem e o realizamos de forma independente."

O caminho para o futuro é digital

O programa "STIHL Training goes digital", sob o qual os três projetos vencedores dos prêmios de e-Learning são conduzidos, é apenas um exemplo dos produtos e serviços digitais, com os quais a STIHL deseja oferecer um valor agregado perceptível aos clientes. Outro exemplo é a solução de software MemoMeister da start-up Freiraum, da qual a empresa de Waiblingen participa. MemoMeister é uma plataforma de comunicação e organização que ajuda empresas de artesanato a lidar com a enxurrada diária de informações operacionais.

Nota: a designação das aplicações marcadas com * foi alterada em 10/02/2021.