Waiblingen, 19/09/2017 | Comunicado de imprensa da empresa

STIHL desenvolve tecnologia do futuro e registra crescimento de dois dígitos

• Crescimento de três dígitos nas vendas no segmento de produtos a bateria gera um forte aumento no faturamento
  • Novidades mundiais: Cortador a disco STIHL TS 440 e robô cortador de grama VIKING iMOW TeaM
  • STIHL estabelece novos padrões com a injeção eletrônica para motosserras a gasolina

Neste ano, de janeiro até agosto, o faturamento do grupo empresarial STIHL aumentou em 11,9% para 2,7 bilhões de euros. Se os efeitos da taxa de câmbio tivessem permanecido inalterados, o crescimento teria sido de 10,7%. "Com este aumento de dois dígitos, aceleramos o nosso crescimento. Especialmente no que diz respeito aos produtos a bateria, alcançamos um aumento nas vendas expressivo e acima da média", explicou o Presidente do Conselho Executivo da STIHL, Dr. Bertram Kandziora, durante a conferência de imprensa de outono em Waiblingen. Ele enfatizou: "Temos o poder de continuar crescendo muito e de ampliar nossa liderança tecnológica." Atualmente, a STIHL não só está pesquisando e desenvolvendo intensamente nas áreas de tecnologia de bateria e produtos conectados, como também pretende estabelecer novos padrões para os produtos a gasolina. "Atualmente estamos trabalhando na primeira motosserra do mundo com injeção de combustível controlada eletronicamente", anunciou o Presidente do Conselho Executivo. Outras novidades mundiais do grupo empresarial são o cortador a disco STIHL TS 440 com freio de disco de corte QuickStop integrado e o robô cortador de grama conectado VIKING iMOW TeaM.

Crescimento mundial – maior demanda por produtos a gasolina e a bateria

Especialmente o mercado dos EUA e a Europa Ocidental foram os impulsionadores do crescimento para o Grupo STIHL nos primeiros oito meses. Isso se deve, principalmente, à grande demanda por produtos a bateria – tanto por usuários domésticos quanto por profissionais. "O crescimento das vendas no segmento de produtos a bateria é acima do normal e está na faixa de três dígitos", disse o Dr. Kandziora. "Mas também continuamos fortes nos negócios de produtos a gasolina. Aqui, registramos um crescimento percentual das vendas de dois dígitos." O mercado russo se estabilizou e as vendas aumentaram consideravelmente. Na Ásia, a empresa também obteve um aumento significativo no faturamento. O Presidente do Conselho Executivo da STIHL resumiu: "Depois do recorde de vendas no ano passado, começamos a nova temporada com confiança. Nossas expectativas foram até excedidas e ganhamos participação de mercado em todo o mundo." O aumento no faturamento resultou em mais empregos. O número de funcionários em todo o mundo aumentou em 3,6% para 15.222.

O crescimento também continuou no mercado da Alemanha. As vendas de produtos STIHL e VIKING aumentaram significativamente. "A revitalização do mercado de motosserras é muito satisfatória. Os negócios de equipamentos a bateria e robôs cortadores de grama VIKING iMOW estão se desenvolvendo de forma particularmente dinâmica. Para o outono de 2017, estamos confiantes de que continuaremos crescendo, com novos produtos, campanhas atraentes e a continuação do evento "Super Sägen Wochen" em novembro", declarou o Dr. Kandziora.

Sede da Alemanha cria novos empregos e oferece
vagas abertas

O faturamento da sede alemã da ANDREAS STIHL AG & Co. KG aumentou em 13,4%, passando para 760,56 milhões de euros, em comparação com o ano anterior. O quadro de funcionários cresceu em 7,8% para 4.583 colaboradores e colaboradoras. No dia de referência 31 de agosto, a força de trabalho contava com 3.526 funcionários em Waiblingen, 304 em Ludwigsburg, 686 em Prüm-Weinsheim e 67 em Wiechs am Randen. Graças ao forte crescimento, 81 funcionários temporários já obtiveram contratos de trabalho permanentes no ano atual. "Esperamos que a nossa necessidade de trabalhadores qualificados aumente como resultado da digitalização e do desenvolvimento de novos produtos e modelos de negócios", disse o Presidente do Conselho Executivo. Só na sede da empresa, cerca de 170 vagas nas áreas de baterias, eletrônica, TI e produtos conectados deverão ser preenchidas em um futuro próximo.

"Smart Solutions" e "Connected Products" para maior benefício para o cliente

"Para aproveitar as nossas oportunidades na digitalização, estamos nos reorganizando dentro da empresa. Além de uma área de digitalização totalmente nova, por exemplo, expandimos significativamente a equipe de desenvolvimento, criamos posições para "Smart Solutions" na gestão de produtos e montados equipes ágeis – tudo com o objetivo de desenvolver produtos e serviços que ofereçam um valor agregado tangível aos nossos clientes", disse o Dr. Kandziora.

A VIKING desenvolveu os Connected Products e, em junho, apresentou uma novidade mundial na feira demopark: o iMOW TeaM. Com esse conceito de "enxame", é possível conectar até dez robôs cortadores de grama MI 632 M e controlá-los por meio de um aplicativo. "Um software inteligente conecta os robôs cortadores de grama a um iMOW TeaM através de um sistema em nuvem. Assim, pela primeira vez, o usuário pode usar vários robôs cortadores de grama ao mesmo tempo para fazer a manutenção de grandes áreas de grama, como campos de futebol, campos de golfe, parques e clubes", explicou o Dr. Kandziora. Em caso de chuva ou carga baixa da bateria, os robôs cortadores de grama inteligentes se dirigem automaticamente para uma estação de acoplamento.

Além disso, a STIHL também está envolvida no programa de start-up ACTIVATR. Os fundadores experientes de start-ups trabalham aqui com funcionários inovadores da STIHL em pequenas equipes para desenvolver ideias de negócios digitais. "Esta nova forma de cooperação já traz frutos: Em junho, foi fundada a Freiraum GmbH", disse o Dr. Kandziora. A start-up tem como objetivo oferecer uma forma simples de colaboração e documentação para equipes que passam muito tempo em campo. A solução de software desenvolvida estará disponível comercialmente no final de outubro e, acima de tudo, tornará mais fácil para as empresas armazenar informações operacionais num local central, de forma segura e bem estruturada. Assim, informações importantes poderão ser acessadas de forma rápida e direcionada, mesmo em trânsito.

A STIHL também está investindo na expansão de sua rede e know-how. Em maio, a empresa participou do High-Tech Gründerfonds (HTGF), o maior fundo inicial para financiar jovens empresas de tecnologia na Alemanha. O fundo tem uma base temática ampla – o espectro abrange desde robótica, "Internet das Coisas" e questões energéticas até tecnologia médica, biotecnologia e química, além de software e plataformas de comércio eletrônico. "Com o nosso investimento, obtemos uma visão geral dos desenvolvimentos e tendências no cenário das start-ups e podemos apoiar empresas jovens e inovadoras. Além disso, para nós existe a possibilidade de iniciarmos cooperações com start-ups", disse o Presidente do Conselho Executivo.

O verde muda para laranja: primeiro cortador de grama a bateria da STIHL para a temporada de 2018

A partir de 2019, a gama completa de produtos da VIKING será comercializada sob a marca STIHL. Dr. Kandziora: "Se avaliarmos o vasto portfólio de produtos, bem como a quantidade de peças individuais e de reposição, rapidamente fica claro que a mudança é uma tarefa gigantesca. Portanto, realizaremos a mudança de marca passo a passo, convertendo gradualmente a gama de produtos para a STIHL." A mudança começa com o programa de cortadores de grama a bateria da VIKING, que estará disponível completamente sob a marca STIHL já na temporada de 2018. "As baterias dos cortadores de grama são compatíveis com os produtos dos sistemas de bateria da STIHL COMPACT e PRO. Assim, com a mudança da marca, estamos acelerando o crescimento geral dos produtos a bateria", explicou o Presidente do Conselho Executivo.

Unidade de Langkampfen continua sendo o centro de competência para equipamentos de jardinagem
de solo

A empresa espera um aumento significativo nas vendas e no faturamento devido à mudança de marca, o que também fortalecerá ainda mais a unidade da VIKING em Langkampfen, na Áustria. "Langkampfen continuará sendo parte integrante da rede de fabricação mundial da STIHL, desempenhando um papel importante como unidade de montagem", ressalta o Presidente do Conselho Executivo da STIHL. A fábrica será o centro de competência para a fabricação de equipamentos de jardinagem de solo e para o desenvolvimento em cooperação com a sede. Dr. Kandziora: "Já estamos criando a base para continuar o crescimento e, por isso, vamos expandir a unidade em Langkampfen." A celebração das obras de ampliação será realizada em 29 de setembro na Áustria.

STIHL define novos padrões

• O primeiro cortador a disco do mundo equipado com o freio de disco de corte QuickStop
    Com o STIHL TS 440, a empresa apresenta o primeiro cortador a disco a gasolina do mundo equipado com um freio de disco de corte QuickStop integrado. "Se houver um contragolpe suficientemente forte quando a proteção do disco estiver aberta, o disco de corte para numa fração de segundo, controlado por sensores", explicou o Dr. Kandziora sobre a novidade mundial. Graças ao ajuste ampliado da proteção e à alta força de tração, o STIHL TS 440 é especialmente adequado para tarefas de corte em espaços confinados e para cortes na parte inferior de tubos.
  • Injeção eletrônica em motosserras
    O Presidente do Conselho Executivo também anunciou mais uma inovação na área das motosserras: a STIHL está desenvolvendo atualmente a primeira motosserra a gasolina do mundo com injeção de combustível controlada eletronicamente, que é fabricada em série. "Com isso, reforçamos mais uma vez a nossa posição de líder em tecnologia e abrimos um novo setor tecnológico para motosserras a gasolina. A inovação se destaca pelo alto desempenho com baixo peso, operação muito simples e um alto grau de facilidade de manutenção", diz o Dr. Kandziora. A dosagem de combustível ocorre por sensores, ou seja, o motor não necessita de carburador. A corrente de serra acelera de 0 a 100 km/h em apenas 0,25 segundos. "Isso significa diversão pura ao serrar."

Outros lançamentos de produtos STIHL e VIKING para usuários domésticos e profissionais

• Serra de resgate STIHL MS 462 para trabalho eficiente em operações de resgate
    Com a MS 462 C-M R, a STIHL lança no mercado uma serra de alto desempenho, com um peso do motor de apenas 6,5 kg, que facilita consideravelmente o arranque e oferece um equipamento especial de alta qualidade para operações de resgate de bombeiros e operações de controle de desastres. Graças ao sistema de gerenciamento do motor STIHL M-Tronic, a serra de resgate é robusta e potente em todas as condições ambientais e corta todos os tipos de madeira e materiais, como chapas, placas de asfalto ou vidro aramado com sua corrente especial STIHL Rapid Duro R com blindagem de metal duro.
  • Primeiro cortador de grama STIHL com acionamento a bateria
    No início do próximo ano, estarão disponíveis os primeiros cortadores de grama a bateria da STIHL. Em termos concretos, trata-se do cortador de grama STIHL RMA 448 TC e do cortador triturador STIHL RMA 2 RT do sistema de baterias STIHL PRO. Ambos os produtos são compatíveis com o sistema modular de bateria da STIHL e são projetados para a manutenção de gramados de tamanho médio. Outra novidade é o cortador de grama STIHL RMA 339 C, do sistema de baterias STIHL COMPACT, que, graças ao seu design compacto e ao mono-guiador rebatível, pode ser armazenado ocupando muito pouco espaço. Ele é adequado para a manutenção de gramados menores de até 400 metros quadrados.
  • Aspirador de líquido e pó STIHL SE 133 para aplicação móvel em empresas de construção e artesanato
    Com o seu potente motor de aspiração e um filtro de pó da classe M, o novo aspirador de líquido e pó STIHL SE 133 ME é o equipamento certo para utilização em empresas de construção e artesanato, quando é necessário lidar com níveis de pó particularmente elevados. A poeira e a sujeira são aspiradas diretamente durante o corte ou desbaste, o que é importante para a saúde do usuário. A mangueira de aspiração antiestática de cinco metros de comprimento permite um trabalho flexível. O STIHL SE 133 ME é adequado para uso móvel graças ao seu design compacto e construção robusta.
  • Trabalho conectado: VIKING iMOW TeaM para a manutenção de grandes áreas de grama
    Com o iMOW TeaM, a VIKING apresenta uma novidade mundial. Até dez robôs cortadores de grama iMOW MI 632 M realizam juntos a manutenção de grandes áreas de grama a partir de 4.000 metros quadrados, como campos de futebol e golfe, parques ou clubes. O controle da equipe é realizado através de um aplicativo fácil de usar.

Campeonato Mundial STIHL TIMBERSPORTS® Series 2017 na Noruega

O Campeonato Mundial da STIHL TIMBERSPORTS® Series retorna a Lillehammer: no pavilhão de Håkon, será realizada a final internacional da temporada da classe superior em corte de madeira esportivo, nos dias 3 e 4 de novembro. Com mais de 100 atletas de mais de 20 nações, os melhores entre os melhores serão escolhidos em competições individuais e em equipe. O atual campeão mundial individual é o excepcional atleta neozelandês Jason Wynyard, e na competição em equipe os "Chopperoos" da Austrália pretendem defender seu título. Robert Ebner, de Baden-Württemberg, é o titular pela Alemanha na competição individual.